No dia 20 de junho, os enfermeiros, psicólogos e assistente social do Município de Tapera estiveram na cidade de Lagoa Vermelha realizando capacitação para o Aconselhamento e aplicação dos testes rápidos de detecção de Sífilis e HIV.
A implantação dos testes rápidos para diagnóstico da infecção pelo HIV e triagem de sífilis na Atenção Básica, bem como o Aconselhamento, compõem o conjunto de estratégias do Ministério da Saúde que visam à qualificação e a ampliação do acesso da população brasileira ao diagnóstico do HIV e detecção da sífilis, em especial no Programa Rede Cegonha (que visa à atenção das gestantes) a fim de detecção e intervenção precoces nos casos diagnosticados.
A ampliação do acesso e da melhoria da qualidade do pré-natal na Atenção Básica se apoia na oferta e na execução dos testes rápidos de HIV e de sífilis. A redução das taxas de transmissão vertical do HIV e a eliminação da sífilis congênita, bem como redução da mortalidade materna e infantil evitáveis são deveres de todos nós.